segunda-feira, 14 de agosto de 2017

#ClaireIsSpeaking Claustrofobia



Hey, sweeties. Como vão? Podem não acreditar, mas eu tinha a séria intenção de publicar na sexta passada, dia 11, mas descuidei-me e o final já sabem, certo? Pensei com os meus botões e não vale a pena saturar-me e obrigar-me a publicar à pressa, sem sentimento. Os posts podem ser escritos antes mas terão a programação à 2ª, 4ª ou 6ª feira.
Hoje quero falar de uma coisa que descobri sem querer, uma coisa que pensei que fosse um sentimento anormal: Claustrofobia.


ClaustrofobiaA fobia é uma forma de distúrbio de ansiedade no qual um indivíduo sofre muito medo e sem sentido de algumas situações ou objetos. Pessoas que apresentam problemas relacionados à ansiedade tem uma grande pré-disponibilidade de desenvolver uma fobia. Um dos tipos de fobia mais comuns é a claustrofobia, no qual o indivíduo sente um medo profundo de permanecer em ambientes fechados, podendo ter um ataque de pânico dentro de elevadores, aviões, salas lotadas ou áreas restritas.
Sintomas da Claustrofobia: Quando uma pessoa tem claustrofobia, ela pode apresentar alguns sintomas específicos durante um ataque de ansiedade em um ambiente restrito. Sintomas físicos: Sudorese elevada, frequência cardíaca aumentada, hiperventilação, falta de ar, frivolidade, náuseas (enjoo), desmaio, pavor do dano ou doença real, tremedeira, sensação de asfixia, ondas de calor ou calafrios, dor ou sensação de aperto no peito, dor de cabeça, tontura, sensação de desmaio, boca ressecada, zumbido no ouvido, desorientação ou confusão, vontade de ir ao banheiro e formigamento ou dormência dos membros do corpo. Sintomas psicológicos: medo de desmaiar, perder o controle e de morrer e pavor intenso.

Sim, meus amores, acho que já todos ouvimos falar disto. Uma fobia a espaços pequenos, resumindo, e provocada por algum trauma, geralmente. Eu não sei, não tenho certeza qual foi o trauma que tive para me tornar claustrofóbica, possivelmente a cena deste filme que passou de madrugada e, como inocente que nem sabia ler, viu.
Descobri que sofria disto quando em conversa com um pessoa lhe descrevi que ficava em pânico ao ver ginastas de circo a encolherem-se numa caixa minúscula (imagem do inferno). Não gostam de mim e querem se ver livres de mim, basta colocarem-me nestes tubos aquáticos, a sério, só de ver a falta de espaço já me faz passar mal, e aquelas cenas de filmes de ação totalmente irrealistas em que os bons da fita andam nas condutas de ar?
Refletindo bem, no meio de tanta cena de ação presenciada na minha vida enquanto criança, torna-se difícil saber qual delas me traumatizou.
Um elevador espaçoso não me assusta, mas aqueles elevadorezinhos de prédio em que apenas cabe duas pessoas bem espremidas, bem, aí é outra coisa. Juro que essa experiência com o tal elevador foi péssima, quantas cenas paranóicas me passaram em cabeça. Sabem que mais esta puta fobia provoca? Medo daqueles solários/câmaras de bronzeamento, prefiro gastar o meu tempo a assar o couro durante uma hora ou duas por dia. O hotel cápsula do Japão e tudo mais que tenha a ver com um espaço confinado. 

2 comentários:

  1. Que saudades de você no meu blog. *--*
    Eu não tenho esse problema de claustrofobia, mas minha mãe tem... Ela morre de medo de andar de elevador, ainda mais sozinha.
    Vendo esse vídeo do tobogã, eu confesso que fiquei com medo porque além de fechado é muito escuro. kkk
    A minha maior fobia na vida é ter medo de cobras, sério, não suporto nem vê-las pela TV.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço das suas as minhas palavras <3
      É um sufoco ter esta fobia, não queira nem saber o que passa na hora que enfrentamos algum momento claustrofóbico! Compreendo a agonia da sua mãe.
      Sim, é realmente medonho, dá uma agonia e estamos do outro lado ahaha
      No meu caso, dá-me uma agonia tremenda as cobras naja, pelo formato da cabeça, sabe? Mas a minha mãe não pode nem ver aquelas pequeninas que existem cá, parece que combinamos as fobias com as nossas mães ahahah enquanto a minha irmã adoraaaa cobras, vai entender!
      Bjinhos <3

      Excluir

© Apenas Uma Garota Estranha - 2013. Todos os direitos reservados.
Criado por: Claire Hampton.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo